NEPED-UFF

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desastres – NEPED-UFF foi criado em 2008, como parte integrante do Curso de Mestrado em Defesa e Segurança Civil da Universidade Federal Fluminense. Tem por objetivo principal, estimular a participação de alunos, egressos do Programa, bem como outros pesquisadores da UFF e instituições externas, a desenvolver estudos, pesquisas e outras formas de produção técnico-científica sobre o tema da Redução de Riscos de Desastres (RRD) e ciências afins.

Projeto “Criação e Instalação do Centro de Estudos e Pesquisas em Prevenção de Desastres – UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI (CEPPD-UFF-PMN)”

Valor do Contrato: R$ 403.099,72
Duração: 36 meses com início em 2021.
Financiador: Prefeitura Municipal de Niterói, RJ

Este projeto foi aprovado em um processo de seleção de projetos aplicados (pesquisa e extensão) a partir do Edital divulgado em 10 de fevereiro de 2020 para atender o PDPA – Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados – a partir de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Niterói (PMN), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Fundação Euclides da Cunha (FEC), em consonância com o Plano Estratégico Niterói que Queremos (NQQ) – 2033 e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

Projeto DefesaCivil.org – [Acesse aqui]

Descrição: 

O Projeto DefesaCivil.org foi criado em 08 de setembro de 2020, com o propósito de promover a pesquisa e a divulgação científica em língua portuguesa, na área de defesa e segurança de populações civis, com ênfase nas discussões relacionadas à compreensão, prevenção e mitigação de grandes desastres nos países da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa). Para isso, o projeto estimula o uso de uma abordagem sistêmica e interdisciplinar dos desastres, dentro de um diálogo com os estudos sobre riscos e desenvolvimento. Seus trabalhos se desenvolvem no âmbito do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desastres Programa de Pós-Graduação em Defesa e Segurança Civil (NEPED-UFF). Seu lema é “Conhecimento à serviço da redução de riscos de desastre”. Seus objetivos são os seguintes: (1) desenvolver abordagens teórico-conceituais inovadoras em proveito da gestão, do ensino, da pesquisa e da difusão de conhecimento na área de redução de riscos de desastres e (2) desenvolver plataformas inovadoras de ensino à distância e difusão de conhecimentos na área de redução de riscos de desastre. 

Dados Básicos

– Data de Início do Projeto: 08 de setembro de 2020

– Natureza do Projeto: Inovação

– Situação do Projeto: Em andamento

Histórico da Linha de Pesquisa

– Linha de Pesquisa – Área de Concentração: Instrumentos de Gestão para Redução de Riscos de Desastre

– Data de Início: 08/09/2020

Membros do Projeto

– Docente: LEONARDO BRAGA MARTINS

– Egresso: BRUNO PEREIRA DA CUNHA

– Egresso: CARLOS AUGUSTO DE LIMA

FINANCIADORES DO PROJETO

– Não há.

PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

– Ver em PRODUÇÃO CIENTÍFICA – Artigos em Congressos

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS

I Seminário do Mestrado em Defesa e Segurança Civil – Em busca de uma cidade segura. 20 de maio de 2011 – das 8h às 17h – Auditório da Escola de Engenharia da UFF.
Tema principal do Seminário: o desastre da Região Serrana.
Coordenador: Prof. Dr. Airton Bodstein
Equipe técnica discente: Alexandre Luis Belchior dos Santos, Luis Felipe Silva Costa Carvalho, Maria Beatriz Costa Soares, Silvia Regina de Queiroz Ferreira e Tiago do Nascimento Vargas da Silva.

Colóquio Internacional de Gestão de Riscos de Desastres e Resiliência de Comunidades. Em parceria com a Université de Lorraine (UL), França,12 a 16 de dezembro de 2011. Escola de Engenharia, UFF.
Coordenadores: Prof. Dr. Airton Bodstein (UFF) e Prof. Dr. Christian Jost (UL)
Organizadores: Alunos da Turma 2011

I Seminário Sobre Planos de Contingência e de Emergência. Agosto/Setembro de 2014. Auditório do Instituto de Química da UFF.
Coordenador Discente: Márcio Dertoni
Organizadores: Paulo Roberto Werneck de Carvalho, Paulo Renato Martins Vaz, Leonardo Abreu de Barros, Marcelo Júlio Bodart Corrêa, Sandra Teixeira da Silva (mestrandos).

Localização e Contato

Atendimento
Segunda a Sexta, das 9:00 às 17:00 horas
Endereço
Rua Tiradentes, 17 – Ingá – Faculdade de Direito II – Anexo 2º andar conjunto 26 – CEP 24210-510 – Niterói, RJ – Brasil (veja o mapa)
Telefone
+55 (21) 3674-7485
E-mail