Trabalhos de conclusão de curso

Modalidades de trabalho final definidas pela Capes para os Mestrados Profissionais
Link Legislação: Artigo 7º da Portaria Normativa Nº 17 de 28 de dezembro de 2009.

(Clique para download) (Os números entre parêntesis são os totais de trabalhos aprovados. Total geral: 119)

2022 (1)

Ivan Eduardo Santos Raphael – ANÁLISE DA GESTÃO MUNICIPAL NA MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA DOS TÚNEIS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO.

2021 (6)

Alexandre Humia Casarim – CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE DESASTRES – CEPED: Parceria entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) para uma Política Pública de Redução de Desastres e Aumento da Resiliência.

Antônio Marcos Marques do Nascimento – ANÁLISE DE DADOS PLUVIOMÉTRICOS PARA A PREVENÇÃO DE RISCOS DE INSTABILIDADE DE ENCOSTAS NO MUNICÍPIO DE NITERÓI.

Carlos José de Petribú Guimarães – ASPECTOS DA DRENAGEM DE BARRAGENS DE REJEITO COM ALTEAMENTO A MONTANTE: CASO DA BARRAGEM DA MINA DO CÓRREGO DO FEIJÃO, EM BRUMADINHO – MG.

Euler Lucena Tavares Lima – AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE E IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DE UM ÍNDICE DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL – IPDC

José Carlos M. dos Reis – CIDADES RESILIENTES: PANORAMA DOS RECURSOS HÍDRICOS COM ÊNFASE NO TRATAMENTO DE ESGOTO NO MUNICÍPIO DE MARICÁ-RJ.

Rogério de Oliveira Lira – A ATUAÇÃO DA MARINHA DO BRASIL FRENTE AOS DESASTRES MARÍTIMOS E TERRESTRES E A POLÍTICA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

2020 (10)

Alexandre Silveira de Souza – Gestão de riscos e desastres por colapso no Sistema Guandu, afetando o abastecimento de água potável, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Carolina Orleans Stephá – Chuvas severas na cidade do Rio de Janeiro: registros, análise e projeções de eventos extemos e gerenciamento de risco.

Cíntia Magda Pessin dos Reis – Estudo da relação entre ocorrências de movimentos de massa e pluviometria no município de Niterór (RJ) entre 2014 e 2018.

Daniel de Barros Ardito – Governança e gestão de riscos de desastres tecnológicos.

Maykon de Oliveira – Geotecnologias aplicadas em áreas de risco socioambiental e ações de defesa civil: análise do bairro Gamboa do Bracuí – Angra dos Reis/RJ – Brasil

Paulo Renato Pereira da Silva – Associação entre indicadores demográficos, socioeconômicos e ambientais e a prevalência de municípios do Estado do Rio de Janeiro atingidos por desastres de origem hidrológica, no período de 2015 a 2019.

Raoni de Lucena Souza – Gerenciamento de Resíduos Químicos no Instituto de Química da UFF em Niterói-RJ.

Renan Caldas Correia – Drones: ameaças a proteção aos direitos fundamentais de privacidade.

Roberta Corrêa Nascimento Van Loon – Seguro de danos ambientais como instrumento de amparo a desastres e suas condições de operação no Brasil.

Robson Luís do Nascimento – Cartão de pagamento de defesa civil: análise dos repasses dos recursos financeiros federais nas ações de resposta, no Estado do Rio de Janeiro, período de 2012-2018.

2019 (9)

Cristina Freire da Silva – Vigilância de epizootias em primatas não humanos por febre amarela no estado do Rio de Janeiro como ação de redução de riscos, 2017 e 2018.

Hilana Paula Drummond de Andrade – A relevância do termo de ajustamento de conduta como um instrumento para a gestão ambiental pública no Inea-RJ.

José Maria de Castro Junior – Modelagem computacional da hidrodinâmica e do transporte de óleo. Estudo de caso para o Terminal de Ponta Negra, Maricá.

Kellen Stephany Batista Marques – Subsídios para elaboração de plano de emergência externo: um estudo para o complexo naval de itaguaí.

Lucélia Granja de Mello – Mapeamento das áreas suscetíveis à ocorrência de deslizamentos na bacia do rio Taquari, Paraty-RJ.

Mariah Ramos Guida Motta – “Um dia a terra cai”: oficina educativa em espaço não formal sobre desastres  associados a deslizamentos de terra.

Paulo Queiroz Trinta – Análises de óbitos relacionados a afogamentos – estudo de caso em cinco municípios do estado do Rio de Janeiro.

Thales Gustavo de Oliveira Costa – Suscetibilidade a inundações na bacia do rio Taquari, Município de Paraty-RJ.

Tomás Coelho Netto Duek – Proposta de avaliação preliminar de abrigos de emergência para desastres associados a movimentos de massa para a bacia hidrográfica de Córrego d’Antas, Nova Friburgo, RJ.

2018 (12)

Anderson Silva Netto – Análise da correlação entre saneamento e incidência de dengue: Estudo de caso da área de planejamento 5, do município do Rio de Janeiro.

Angélica Pires Belchior dos Santos – A atuação das assistentes sociais do comando da aeronáutica – Comaer nos desastres ambientais.

José Bento de Assis Junior –  Percepção de risco de acidentes, envolvendo aeronaves de asa rotativa em ações de Defesa Civil.

Flavia Constantino da Vitória – Proposta de matriz de responsabilide para desastres envolvendo transporte rodoviário de produtos perigosos

Lucas Olive Pinho Silva Gomes – Técnica de fitorremediação como ferramenta para redução de riscos em acidentes com substâncias químicas absorvidas em Vermiculita.

Luiz Emmanoel Palencia Barbosa – Alternativa para a evacuação predial de deficientes físicos: Evacuação de paratletas.

Mateus Campos Cunha – Gestão do risco de desastre durante evacuações emergenciais em locais de reunião de público.

Pedro Aurélio de Pessôa – Estudo do emprego dual para o aplicativo turismo acessível na reução do risco de desastres.

Raphael do Couto Pereira – Uso do conjugado anfíbio da marinha do brasil no contexto das operações de defesa e proteção civil.

Ricardo Augusto Ferreira Quadros – Análise dos fatores geográficos e de gestão municipal relacionados com as ocorrências de enxurradas ou inundações bruscas nos municípios mineiros.

Talita Santiago Lopes – Análise de inundações em municípios de pequeno porte: uma perspectiva socioambiental.

Washington Harryson Alcoforado – Força de ajuda humanitária: a geração da capacidade de resposta a desastres por parte do Exército Brasileiro.

 
2017 (12)

Alexandre Diniz Breder – Dengue pós-desastre: um estudo da realidade de Nova Friburgo.

Cleyton Cruz do Espírito Santo – Análise do perfil dos municípios brasileiros atingidos por escorregamentos ou deslizamentos de encostas, no período de 2008 a 2012.

Daniele Rocha Teixeira – Análise do perfil dos municípios da região sudeste do brasil atingidos por enxurradas ou inundações bruscas segundo os dados da munic 2013.

Geraldo Magela Pereira – Descrição de casos de rupturas de barragens a partir da década de 50, em âmbito mundial.

Liecio Gonçalves de Souza Junior – Limites da legislação aeronáutica para a prevenção de desastres aéreos.

Manoel Henrique Santos Lima – Coordenadoria estadual de proteção e defesa civil do estado do Maranhão: estruturação e caracterização.

Mario de Oliveira da Costa – Áreas de risco permanente em Niterói – o caso ponta d’areia: uma visão do ontem (2010) e do hoje.

Mônica de Aquino Galeano da Hora Rocha – Avaliação do risco de galgamento pela passagem da cheia decamilenar sobre a barragem de Juturnaíba, localizada na Bacia do rio São João, estado do Rio de Janeiro.

Othon José Rocha – O plano de ação de emergência como ferramenta para redução dos riscos de desastres provocados por rupturas de barragens e sua relação com os planos de contingência da Defesa Civil.

Sandra Teixeira da Silva – Estudo de caso sobre o estado da arte da gestão de documentos na defesa civil municipal de Niterói/RJ: uma análise arquivística.

Shirley da Cunha Vasconcellos Vidal – A educomunicação na defesa civil: avaliação das ações e contribuições para a prevenção e mitigação dos riscos de desastres no município de Niterói.

Thais Schlenz de Moraes – Mapeamento e monitoramento: ferramentas preventivas em prol da redução de desastres no município de São Gonçalo/RJ.


2016 (20)

Amanda Santos Felix – A gestão do risco de desastres: um olhar para os registros de ocorrências da defesa civil do município do Rio de Janeiro.

Amanda Almeida Fernandes Lobosco – Desastre de 2011 e a realidade do pós desastre para 18 famílias friburguenses atingidas.

Anna Silvana Cavaliere – Gerenciamento dos resíduos de serviço de saúde: Estudo de caso em uma instituição hospitalar pública.

Bruno Pereira da Cunha – O antes do Bumba: análise do sistema político sob a ótica das teorias estruturalistas-construtivistas de risco.

Cristiane Tinoco dos Santos – Gerenciamento de risco de inundação na zona urbana de Castelo, estado do Espirito Santo.

Daniel Campos Correia – Os acidentes envolvendo o transporte de produtos perigosos nas rodovias federais do estado do Rio de Janeiro.

Fabíola de Souza Freitas – Análise das chuvas máximas diárias e de 24 horas na cidade do Rio de Janeiro.

Flávia Aragão Santos – Proposta de questionário para levantamento da percepção de risco associado à ruptura de barragens de rejeito de minério.

Ivan Santos Pereira Neto – Gerenciamento de emergências envolvendo produtos químicos perigosos e o sistema de comando em operações: uma análise de aplicabilidade.

Leonardo Abreu de Barros – Estudo de estratégias informatizadas de baixo custo aplicadas à defesa civil no município de Niterói/RJ em prevenção de desastres.

Luciano da Costa Castilhos – Ladeira de Santana: do deslizamento em 2013 à situação atual.

Luis Antonio de Menezes Cerutti – A água: aquém e além do estado nacional.

Marcelo Júlio Bodart Corrêa – Programa mãos à obra: proteção e defesa civil comunitária no enfrentamento de desastres socioambientais.

Marcio José de Macêdo Dertoni – Proposta de modelo para a elaboração de planos de contingência para riscos diversos.

Pedro Retamal Weinem – Mapeamento de risco de inundações. Estudo de caso: Município de Laje do Muriaé, estado do Rio de Janeiro.

Pérola Damiana Dángelis Alberto de Assis – O impacto socioeconômico das mortes de jovens adultos no trânsito brasileiro.

Rafael Fabião Setti – Gestão de riscos de enchentes: medidas não convencionais em drenagem urbana.

Rebecca Braun Poloponsky – Contenção de encostas com emprego da gramínea vetiver:Determinação do coeficiente de cultivo para atendimento da demanda hídrica.

Sônia Marinho do Brazil Costa – Vulnerabilidade de crianças e adolescentes em desastres – caso do Morro do Bumba.

Wellington Silva de Oliveira – A lei de proteção e defesa civil e seus desdobramentos: o estudo de caso do estado do Rio de Janeiro.

2015 (8)

Fernando Guilherme da Costa – Abrigo temporário de são josé do vale do rio preto no desastre de 2011: uma comparação com o projeto esfera.

Ivair Antonio Cantelli de Oliveira. A atuação da guarda civil metropolitana de São Paulo no contexto da política nacional de proteção e defesa civil.

Joelson de Oliveira.  A política brasileira do desastre.

José Roberto da Costa Oliveira. O estabelecimento da força nacional de Proteção Civil para apoio à política nacional de proteção e Defesa civil.

Juliana Ribeiro Costa – a dinâmica dos processos relacionados às inundações na área urbana do município de Itaperuna-RJ.

Marisa Machado da Silva. O direito à moradia no Brasil: A vulnerabilidade das ocupações em áreas de risco.

Paulo Renato Martins Vaz – Mapa das ameaças climáticas do estado do rio de janeiro: conhecendo os perigos, tomando medidas.

Paulo Roberto Werneck de Carvalho – Plano de contingência para instalações industriais que processam e estocam produtos perigosos: uma abordagem a partir do modelo para instalações nucleares de geração de energia elétrica.

2014 (10)

Alexandre Milczanowski Ribeiro.  Os desastres naturais e interferência humana em suas causas e consequências: caso Angra dos Reis 2010.

Carmen Lúcia Pinheiro Alves Olivier. Vulnerabilidade e risco social: um estudo de caso sobre as extensões do desastre do Morro do Bumba em Niterói.

Cláudia Simone Lobo Ávila da Silva. Precaução e a prevenção na ótica da defesa civil.

Ivana Pereira Tavares Simões. Políticas públicas de informação no gerenciamento de riscos e desastres: análise das condições para implantação do programa de gestão de documentos. 

Luana Márcia Baptista Tavares. Emoções e suas implicações nas ações da defesa e segurança civil.

Maria Beatriz Costa Soares. Contribuição para o desenvolvimento da cultura de risco: um estudo sobre a conscientização sobre riscos e desastres dos alunos do ensino fundamental da rede de ensino municipal de Itaboraí/RJ.

Paulo André da Silva Barroso. Brigadas municipais mistas: um instrumento para redução e resposta a incêndios florestais nos municípios Mato-Grossenses.

Pedro Monteiro Menezes. Metodologia de aprimoramento semântico de mensagens do padrão health level 7 para o modelo do suporte pré-hospitalar de vida no trauma. 

Ricardo Baptista Borges. Vulnerabilidade social na área do Comperj: o assentamento São José da Boa Morte, Cachoeiras de Macacu – RJ.

Silvia Regina de Queiroz Ferreira. Proposta de desenvolvimento de tecnologia educacional visando o atendimento ao idoso em situação de inundação/enchente.


2013 (7)

Cássio Capelli Pereira. Identificação de possíveis pontos de deslizamento e as relações naturais e antrópicas no maciço da Serra da Tiririca e seu entorno, Niterói / Maricá – RJ: Uma perspectiva “prevencionista” de defesa civil.

Kátia Mariana Holanda Barbosa. Análise da percepção dos professores do ensino fundamental sobre riscos de inundações e alagamentos em escolas localizadas no município de Itaboraí/RJ.

Luiz Carlos Silveira de Aguiar. A importância do sistema de gerenciamento de resíduos de saúde na prevenção de desastres: avaliação do panorama em três Instituições de saúde no estado do rio de janeiro.

Maria Cristina Leite de Souza. Análise e planejamento da gestão de riscos químicos e biológicos para a prevenção de acidentes em laboratórios universitários.

Sérgio Reinaldo da Rocha. Defesa civil no Brasil: uma reorganização jurídica necessária.

Thais Maria de Sousa Bezerra. A responsabilidade civil pelos danos causados por enchentes às populações ribeirinhas, no âmbito do direito brasileiro.

Tiago do Nascimento Vargas da Silva. Emissões de óxido nitroso de esgotos domésticos na região metropolitana de São Paulo: estações de tratamento de esgotos com sistemas de lodos ativados e descargas em corpos hídricos.


2012 (8)

Alexandre Luís Belchior dos Santos. Análise da situação da perícia nos desastres originados de incêndio.

Aparecida Veloso Pereira. Propriedade em áreas de risco – uma análise jurídica e social.

Ivan Aurélio Fortuna Kalil de Faria. Alternativas para mitigação de enchentes em centros urbanos, estudo de caso: reservatório para amortecimento de cheias na sub-bacia do rio Icaraí, Município de Niterói – RJ.

Márcia Cristina Lopes Clem. Avaliação das condições para a implantação e execução do Programa nacional de vigilância em saúde ambiental dos riscos decorrentes dos desastres naturais (vigidesastres), em cinco municípios da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro.

Maria de Fátima Lopes Braga. Avaliação das condições físicas funcionais e sanitárias de uma unidade de alimentação e nutrição de um abrigo temporário.

Oscar Luiz de Lima e Cirne Neto. Identificação de cadáveres em situações de catástrofes uma proposta de ação.

Sérgio Luiz Trouche de Carvalho. Uso de sistemas de informações geográficas para mapeamento de suscetibilidade a deslizamentos no município de Muqui-ES.

Valéria Vanda Azevedo de Lima. A Vulnerabilidade do idoso no contexto de desastres.


2011 (3)

Maria Lucia Melo Teixeira de Souza. Desastre natural na conjuntura urbana atual: A catástrofe proveniente das fortes precipitações pluviométricas ocorridas em abril de 2010, em Niterói – RJ.

Rodrigo Piassi do Nascimento. A gestão dos desastres na perspectiva dos órgãos setoriais e de apoio: uma análise da estrutura de defesa civil instalada na capital mineira.

Sônia Regina Leão de Oliveira. Propostas para redução de acidentes no transporte rodoviário de produtos perigosos: um estudo no rio de janeiro no período de 2004 a 2010.


2010 (9)

Antônio Ricardo Ribeiro do Outão. Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas − proposta de utilização de armaduras para aterramento elétrico nos novos prédios da Universidade Federal Fluminense – Reuni.

Carlos Alberto Simas Junior. Gestão do voluntário em defesa e segurança civil no Brasil: O programa bombeiros sem fronteiras.

Edna Maria de Queiroz. Consórcio em Defesa Civil: Alternativa para o enfrentamento de desastres de origem hídrica nos Municípios de pequeno porte, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Emanuel da Fonseca. Avaliação de risco sísmico e planejamento de emergência em Moçambique.

Hermes Barbosa de Moura. Projeto de sustentabilidade socioambiental: A captação de água de chuva para irrigação em um prédio universitário público e sua contribuição na mitigação de enchentes urbanas.

Josias Reis Soares. O ensino de ciências para a defesa e segurança civil.

Maria de Lourdes dos Santos Antunes. Análise e avaliação socioeconômica dos danos e prejuízos em Porciúncula, RJ, provocados pela enchente de 2008.

Marinice dos Santos Machado. Avaliação dos impactos psicossociais provocados por inundações bruscas sobre populações vulneráveis: Estudo de caso das vítimas da catástrofe ocorrida em Itaipava (Petrópolis, RJ), fevereiro de 2008.

Modestino José Póvoas de Salles. Hospital seguro frente aos desastres: abordagem e aplicação de instrumento de avaliação.


2009 (5)

Carla Santos do Amaral Baptista Affonso. Impactos sociais dos desastres naturais. Estudo de caso na comunidade do Gentio, município de Petrópolis, RJ.

Leonardo Braga Martins. Gestão de Defesa e Segurança Civil. Proposta de uma plataforma de conceitos e indicadores para a gestão integrada da defesa e segurança civil do Brasil.

Leonardo Couri Pinheiro. Mitigação dos impactos de precipitação nas encontas e mobilização da sociedade civil: Estudo de caso do município de Petrópolis, RJ.

Renato Manuel Matusse. Análise e avaliação do sistema de gestão de calamidades em Moçambique.

Sidio Werdes Sousa Machado. Gabinete de crise para combate à dengue — análise e avaliação do gerenciamento das ações para contenção da epidemia de dengue no município do Rio de Janeiro em 2008.

Localização e Contato

Atendimento
Segunda a Sexta, das 9:00 às 17:00 horas
Endereço
Rua Tiradentes, 17 – Ingá – Faculdade de Direito II – Anexo 2º andar conjunto 26 – CEP 24210-510 – Niterói, RJ – Brasil (veja o mapa)
Telefone
+55 (21) 3674-7485
E-mail
Skip to content