O Programa de Mestrado Profissional em Defesa e Segurança Civil está vinculado à Universidade Federal Fluminense (UFF), uma instituição pública de ensino superior reconhecida entre as 15 melhores universidades da América Latina. Localizada em Niterói, no estado do Rio de Janeiro, a UFF destaca-se não apenas pela excelência em seus cursos de graduação, mas também pela ampla oferta de programas de pós-graduação. São mais de 85 programas de pós-graduação stricto sensu, que abrangem mais de 130 cursos, incluindo mestrados e doutorados, proporcionando aos profissionais a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e desenvolver competências em áreas específicas.
O Programa de Mestrado Profissional em Defesa e Segurança Civil apresenta as seguintes diretrizes:
VISÃO
“a preparação da população brasileira para viver cada vez mais e melhor, com o
mínimo de segurança à sua integridade e de seu patrimônio”
MISSÃO
“reduzir os riscos de desastres de modo a evitar prejuízos e perdas de vidas
humanas e bens, por meio da formação de recursos humanos qualificados, em
alto nível, em proteção, defesa e segurança civil, no Brasil”
OBJETIVO PRINCIPAL
Formar profissionais altamente capacitados para atuar na prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação frente a situações de risco e desastres, bem como no fortalecimento das políticas públicas voltadas à segurança civil e defesa da sociedade.
CARGA HORÁRIA
A carga horária mínima do Programa será de 720 (setecentas e vinte) horas, com duração mínima de 12 (doze) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela CAPES.
PÚBLICO-ALVO
Voltado a profissionais que já atuam ou desejam atuar em órgãos públicos, forças de segurança, defesa civil, ONGs, setor privado e instituições acadêmicas, o programa é direcionado a diplomados em qualquer curso de graduação reconhecido pelo MEC. Nosso corpo discente tem sido composto por profissionais das áreas de Engenharia, Saúde, Ciência Política, Direito, História, Ciências Sociais, Administração, Economia, Ciências Navais, Psicologia, dentre outros.
RECONHECIMENTO
O curso foi recomendado pela CAPES em 12/07/2006 e homologado pelo CNE através da Portaria nº 73, publicada no Diário Oficial da União em 19/01/2007.
Conceito: 4