Projeto Managé Coordenador Geral: Prof. Airton Bodstein Rua São Pedro, 24 – 8º andar – Centro de Niterói – RJ
Tel. 55.21.2629-2996
O Projeto Managé foi o precursor do Mestrado em Defesa e Segurança Civil da UFF. Dada a experiência da equipe do Projeto Managé na gestão de recursos hídricos e relações interinstitucionais, ao longo de mais de 15 anos, o Ministério da Integração Nacional, através da Secretaria Nacional de Defesa Civil, solicitou ao Magnífico Reitor da UFF, em 2006, a criação de um mestrado em defesa civil nesta Universidade, considerando que as ameaças que geram desastres no país, na sua grande maioria, são de origem hídrica, por falta (secas e estiagens) ou excesso (inundações, enxurradas e deslizamentos de massa). A necessidade de forte interação entre os diversos atores que estão envolvidos em uma situação de desastre, exige grande experiência na gestão de pessoas e principalmente das relações interinstitucionais.
O que foi o Projeto Managé?
Projeto Managé foi o nome atribuído a um Programa pioneiro de desenvolvimento regional sustentável, tomando por definição territorial uma bacia hidrográfica trans-estadual, que desenvolveu ações planejadas e integradas de ensino, pesquisa e extensão, aplicadas à gestão pública, na Bacia do rio Itabapoana, na fronteira dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Esse projeto, concebido em 1995 e executado durante a década (1996-2006) por um grupo de professores e pesquisadores da Universidade Federal Fluminense, foi aprovado nas instâncias superiores da Universidade com o nome de Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana.
No ano de 1996 foi firmado um convênio com o Ministério do Meio Ambiente através da Secretaria de Recursos Hídricos, sendo lançado oficialmente na região da bacia do rio Itabapoana em 1997 e contou com o apoio e a participação dos 18 prefeitos que representavam a totalidade dos municípios daquela bacia hidrográfica, bem como um grande número de atores locais, estaduais e federais.
O objetivo principal do Managé, era o de subsidiar, por meio de pesquisas, propostas e ações concretas, o desenvolvimento sustentável da região da Bacia em questão, localizada na Região Sudeste do Brasil e integrada por 18 municípios dos Estados do Espírito Santo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
A UFF, no intuito de viabilizar todas as atividades do Projeto, além de desempenhar o papel de instituição coordenadora, atuou como agente articulador, mediador e integrador nas instâncias político-institucional, técnico-científica e financeira, através de parcerias com órgãos federais, estaduais e municipais e com universidades brasileiras e estrangeiras, organizações não-governamentais e iniciativa privada.
Desde o início de suas atividades, o Projeto Managé obteve visibilidade nos meios acadêmico e político, traduzida pela população dos municípios envolvidos e pela própria Universidade, como um programa sólido, coerente, com forte embasamento teórico e que rapidamente conquistou a credibilidade dos diversos atores envolvidos
O Projeto Managé foi selecionado pelo PNUD da ONU entre os dez melhores programas de desenvolvimento da América Latina à época da sua execução. Foi também incluído entre as 100 melhores experiências de desenvolvimento sustentável pelo Ministério do Meio Ambiente em 1997.
Ademais, é hoje reconhecido, nacionalmente, por diversos agentes sociais que lidam com a temática da gestão pública, como um modelo bem sucedido de aplicação prática da construção de uma gestão participativa e integrada de recursos em uma bacia hidrográfica de rio federal, ou seja trans-estadual. O modelo teórico desenvolvido foi testado durante dez anos na Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana e demonstrou a sua total aplicabilidade em qualquer território que adote a bacia hidrográfica como unidade de planejamento conforme previsto na lei 9433/97 que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hìdricos no Brasil.
Esse modelo é hoje conhecido como Estratégia Managé que reúne metodologia teórica e vasta experiência na gestão de recursos hídricos e gestão de relações interinstitucionais, voltada tanto para programas regionais de desenvolvimento sustentável como concepção, planejamento e gestão de políticas nacionais. O responsável pelo desenvolvimento da metodologia e coordenador geral do Projeto Managé é o Prof. Airton Bodstein, do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense.