Destaques

Primeiro Curso de Mestrado em Defesa e Segurança Civil do país!
Recomendado pela Capes/MEC em 12.07.06
Homologado pelo CNE – Portaria nº 73 – DOU 19/01/2007

Em função da pandemia de Covid-19 o atendimento presencial está suspenso. Contato somente através do e-mail: mestrado.defesacivil@gmail.com


Brasil será terra de ciclones? (entrevista no canal SPUTINIK BRASIL)

Para entendermos mais os impactos dessa maior frequência de ciclones no país, ouça a entrevista completa da professora Márcia Velloso, professora e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desastres da Universidade Federal Fluminense (UFF); Augusto José Pereira Filho, professor do Departamento de Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP); e Marcely Sondermann, meteorologista da Climatempo.

https://sputniknewsbr.com.br/20231019/brasil-sera-terra-de-ciclones-30926123.html


13 de outubro

Dia Internacional para Redução dos Desastres




27/01/2022

Tragédia da Boate Kiss

Neste dia, em 2013, um incêndio em uma boate na cidade de Santa Maria-RS vitimou 878 pessoas, sendo 242 óbitos e 636 lesões não fatais. O evento, de grande repercussão nacional, teve recentemente importantes desdobramentos na esfera jurídica. Passados 9 anos, como estarão os enquadramentos na legislação pertinente?

Foto: Estadão Conteúdo

25/01/2022

Rompimento da barragem de Brumadinho

Nesta data, em 2019, houve o rompimento da Barragem 1, das sete barragens pertencentes à Mina do Córrego do Feijão, Brumadinho-MG. As recentes chuvas que afetaram o estado de Minas Gerais, no início deste ano (2022), reativaram o receio da população para esse tipo de ameaça. A gestão desses riscos e a participação e informação da população são indispensáveis.


12/01/2022

11 anos do desastre na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Completa hoje 11 anos o desastre que assolou a Região Serrana no RJ. Suas cicatrizes permanecem nas encostas afetadas pelo intenso impacto das fortes chuvas na vulnerável geografia da região. E, permanecem também nas lembranças, não apenas, dos moradores vitimados.


11/01/2022

Entrevista – Tragédia de Capitólio-MG: fatalidade ou negligência?

Por ocasião do evento em Capitólio – MG, em 08 de janeiro (2022), o Coordenador do Mestrado em Defesa e Segurança Civil, Prof. Airton Bodstein, foi entrevistado pelo jornalista Alexandre Tortoriello, criador do canal no Youtube “Entrevista de Especialista”.


06/11/2021

Coordenador do Mestrado participa de simpósio na 11ª Brigada de Infantaria Leve

Em 05 de novembro de 2021, o coordenador do Mestrado em Defesa e Segurança Civil participou do I Simpósio de Apoio à Defesa Civil em Desastres Naturais. Coube ao Professor Airton Bodstein de Barros proferir a palestra entitulada “O papel das Forças Armadas nas respostas aos grandes eventos: uma visão acadêmica.” Essa oportunidade ensejou o recebimento de um Diploma de Agradecimento oferecido pelo Comando Militar do Sudeste.


05/11/2021

Neste dia, há seis anos, acontecia o rompimento da Barragem do Fundão, no subdistrito de Bento Rodrigues, pertencente à cidade de Mariana – MG. Para além dos impactos ambientais, econômicos e sociais, o desastre causou a morte de 19 pessoas.


ABNT PR 1014

20/10/2021

ABNT lança ABNT PR 1014“Prática Recomendada para Prevenção e Combate a Incêndios Florestais”

Em 25 de agosto de 2021, ocorreu o lançamento da referida PR. Paulo Barroso, ex-aluno do MPDSC, foi o representante, na ocasião, do extenso grupo multidisciplinar responsável pela elaboração do documento.

A partir desta PR-PCIF serão criadas CEE – Comissão Especial de Estudos para que se crie NBRs (normas brasileiras) nesta relevante área temática.“, disse Barroso.

(Disponível para compra neste link.)


07.04.21

Hoje está fazendo 11 anos do Desastre do Morro do Bumba em Niterói, RJ. Início da grande mudança na Defesa Civil do país que veio se consolidar com o desastre da Região Serrana no ano seguinte.


12.02.21

Projeto de Criação e Instalação do Centro de Estudos e Pesquisas em Prevenção de Desastres – Universidade Federal Fluminense – Prefeitura Municipal de Niterói (CEPPD-UFF-PMN)


15.12.20

O Resultadol do Processo Seletivo de 2020 já está disponível em Editais e Informações Gerais


19.06.2020 – O egresso do Curso Paulo André Barroso e Marcos Antônio Camargo Ferreira acabam de lançar o livro Prevenção, Controle e Combate a Incêndios Florestais em Mato Grosso, pela Editora Appris.  O livro é fruto de um longo e cuidadoso trabalho de campo desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso. Vale a pena consultar e parabéns aos autores.


07.04.2020 – Hoje completa 10 anos do Desastre do Morro do Bumba em Niterói, RJ. Aquele grande deslizamento de massa que causou mais de 100 vítimas e dezenas de desaparecidos, foi o inicio do alerta no país para o risco dos deslizamentos de massa. No ano seguinte ocorreu a tragédia dos deslizamentos em sete municípios da Região Serrana do Rio de Janeiro, com mais de mil mortes. Estes eventos representaram o marco de uma nova Defesa Civil no país.



10.02.2020 – Blog Proteja-se, por Airton Bodstein. Aceitei o convite da Revista Emergência para manter um blog quinzenal sobre a Segurança Humana, a fim de contribuir com diversos outros profissionais que atuam na área, para o desenvolvimento de uma cultura de prevenção de riscos e desastres no país. Vamos falar de diversos temas que possam representar ameaças à vida das pessoas, de pequenos incidentes domésticos até os grandes desastres, lembrando sempre do principal fator que poderá fazer a diferença entre a vida e a morte – a autoproteção. Para ler os textos acesse o site – Blog Proteja-se.       


04.02.2019 – Nota Oficial da ABRRD – Associação Brasileira de Redução de Riscos de Desastres sobre a tragédia de Brumadinho, MG.  Contamos com você para ajudar a disseminar essas informações. Acesse nossa página e compartilhe: www.abrrd.org


05.07.2019 – III CONGRESSO BRASILEIRO DE REDUÇÃO DE RISCOS E DESASTRES – III CBRRD – promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação em Redução de Riscos e Desastres – ABP-RRD –  e realizado pela Universidade Federal do Pará – UFPA – ocorrerá em Belém, capital do Pará, entre os dias 11 a 14 de setembro de 2019. 


13.05.2019 – Foi um sucesso o I Encontro Brasileiro em Redução de Riscos de Desastres, realizado nos dias 13 e 14 de maio de 2019 nas cidades de Niterói-RJ, São Paulo-SP, Porto Alegre-RS, Cuiabá-MT, Belém-PA e Natal-RN, pela ABRRD e pelo Mestrado em Defesa e Segurança Civil da Universidade Federal Fluminense. 


15.04.2019 – Mônica Araújo da Silva, egressa do Mestrado em Defesa e Segurança Civil da UFF, foi designada Coordenadora Municipal de Proteção Civil do município de Cascais em Portugal. Mais um dos nossos ex-alunos ocupando cargos importantes na defesa civil de outros países.    


11.04.2019 – O Prof. Airton Bodstein, Coordenador do Programa, concedeu entrevista para o Jornal da Band sobre as últimas enchentes ocorridas na cidade do Rio de Janeiro. Para ver a entrevista na íntegra, acesse o link:

https://noticias.band.uol.com.br/jornaldaband/videos/ultimos-videos/16635931/rj-prefeitura-decreta-estado-de-calamidade-publica.html


11.02.2019 – O Ten Cel Alexander Anthony Barrera do CBMERJ e aluno do Mestrado em Defesa e Segurança Civil atuou como Coordenador Chefe das Operações Conjuntas no desastre de Brumadinho. Na foto sendo condecorado pelo Governador do Estado do RJ.


tragedia-brumadinho

28.01.2019 – DESASTRE DE BRUMADINHO – Prof. Airton Bodstein, Coordenador do Mestrado em Defesa e Segurança Civil.  Os três eixos da prevenção de desastres. 
Artigo publicado no site da ABRRD – Associação Brasileira de Redução de Riscos de Desastres

Foto: Wilson Junior/Estadão


Coletânea Defesa e Segurança Civil – todos os artigos publicados nos quatro primeiros volumes da Coletânea já estão disponíveis para download no link – Produção Científica – Coletânea no site.


07.12.2018 – Carlos Augusto de Lima, Oficial Superior na Marinha do Brasil e atualmente aluno do Mestrado em Defesa e Segurança Civil da UFF, recebe seu diploma de conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (CEMOS) na Escola de Guerra Naval, conquistando o título de Mestre em Ciências Navais.                                


26.11.2018 – Medalha Cel BM José Halfeld Filho – Distinção às Literaturas Profissionais em Defesa Civil. Foram homeageados as nossas Profas. Regina Flauzino e Edna Queiroz, os alunos Paulo Trinta e Silvia Santana e os ex-alunos Cássio Capelli e Leonardo Couri. Parabéns a todos.

18.11.2018

Leonardo Braga, Oficial Superior da Marinha do Brasil, ex-aluno e atualmente professor do Mestrado em Defesa e Segurança Civil da UFF, dá entrevista no Fantástico sobre o submarino argentino desaparecido há um ano no oceano. Acesse o link para ver a entrevista


12.11.2018 – Elson Nascimento, Professor do Mestrado em Defesa e Segurança Civil da UFF, dá entrevista à TV Globo sobre o deslizamento de massa ocorrido no Morro da Boa Esperança em Niterói, no dia 10.11.2018. Para ver a entrevista acesse o link


05.09.2018 

54º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

O trabalho do Prof. José Rodrigo e da aluna Cristina Freire foi aceito para inclusão nos Anais do congresso MEDTROP 2018.


30.08.2018

Dissertação de mestrado é implementada, e conquista segundo lugar do 7º Prêmio A3P categoria “Destaque da Rede” promovido pelo Ministério do Meio Ambiente.

A dissertação desenvolvida pelo Mestre Paulo André da Silva Barroso, que foi implementada no Mato Grosso desde 2015, apresentou excelentes resultados e foi premiada no dia 23 de agosto de 2018.


21.08.2018

Robson Luis do Nascimento – Major do CBMERJ e aluno do nosso Programa, recebendo das mãos do Comandante Geral do CBMERJ e Secretário de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro, Cel. Roberto Robadey, o  Diploma de 1º colocado no Curso Superior de Bombeiros Militar – Oficiais Saúde – 2018.       


Dezembro 2017

Conclusão de Curso na Escola Nacional de Proteção Civil da Espanha
Bruno França Tuller, aluno do Curso concluiu, em dezembro último, o Curso Gestión y Planificación de Emergencias em Entornos Urbanos, realizado na Escuela Nacional de Protección Civil da Espanha.

Junho a novembro 2017 – Palestras e Conferências

Ao longo do ano de 2017 o Prof. Airton Bodstein proferiu palestras e conferências nos seguintes eventos: 1° Workshop Brasileiro para Avaliação de Ameaças, Vulnerabilidades, Exposição e Redução de Risco de Desastres – BRAHVE, realizado em junho de 2017 no Cemaden em São José dos Campos;   I Simpósio de Redução de Riscos de Desastres da Cidade do Rio de Janeiro, realizado pela Subsecretaria Municipal de Defesa Civil em julho de 2017; I Colóquio de Defesa Civil de Petrópolis realizado pela Secretaria Municipal de Defesa Civil em outubro de 2017 e o V Sem Desastres, realizado pelo Núcleo de Pesquisa sobre Desastres da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal em novembro de 2017.


22.07.2017 – Aluno apresenta trabalho durante missão de paz no Haiti

Durante participação em missão de paz no Haiti, o discente Washington Harryson Alcoforado, apresentou um trabalho com base na sua dissertação de Mestrado em Defesa e Segurança Civil para militares e civis a  serviço da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, que serviu de preparação ao citado país caribenho para enfrentar a temporada de furacões e enchentes no ano de 2017. Recentemente o Cel. Harryson foi nomeado Comandante do 11º Batalhão de Polícia do Exército, sediado em Deodoro no Rio de Janeiro.


03.05.2017 – Medalha do Mérito Pedro Ernesto

A Major do CBMERJ Edna Maria de Queiroz, ex-aluna e agora também professora do Programa foi agraciada com a Medalha de Mérito Pedro Ernesto outorgada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. 


07.03.2017V Plataforma para a Redução do Risco de Desastres, Montreal, Canadá

A Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro esteve representada na V Plataforma para a Redução do Risco de Desastres, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), entre 7 e 9 de março, em Montreal no Canadá, pelo tenente-coronel Márcio Romano, diretor da Escola de Defesa Civil – ESDEC. O Mestrado em Defesa Civil da UFF também foi representado pelo TC Romano, que faz parte do nosso corpo discente. Parabéns Márcio.


31.01.2017 – Curso de capacitação da Força Nacional do SUS/Ministério da Saúde

Fernando Guilherme da Costa, egresso do Mestrado, participou como instrutor no curso de capacitação da Força Nacional do SUS/Ministério da Saúde em Aracaju, SE, no período de 28 de novembro a 1º de dezembro de 2016. Como mencionado pelo Dr. José Manoel de Souza Marques, Coordenador Geral da Força Nacional do SUS, o treinamento ministrado buscou qualificar profissionais na resposta à saúde dos cidadãos brasileiros.


26.12.2016

ABRRD – Associação Brasileira de Redução de Riscos de Desastres

Temos a grata satisfação de informar que a ABRRD – Associação Brasileira de Redução de Riscos de Desastres foi recentemente criada por um grupo de especialistas e profissionais da área como uma associação civil, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, laica e sem caráter político-partidário. Caso tenha interesse em associar-se, favor encaminhar a sua manifestação de interesse para o e-mail abrrd16@gmail.com, que será posteriormente contatado pela associação. Consulte o Estatuto e a lista dos Sócios-Fundadores.


12.10.2016 – O Programa de Mestrado em Defesa e Segurança Civil da UFF esteve representado no I Congresso Brasileiro de Redução de Riscos de Desastres, realizado em Curitiba, PR de 12 a 15 de outubro, por um grande número de professores e alunos que tiveram 22 artigos científicos completos, aceitos pelo Comitê Científico para inclusão nos Anais do evento. Parabéns a todos pelo empenho e dedicação.


09.10.2016Troca de Comando no CBMERJ Cel Cassio Capelli assume o comando do 18º GBM e o Cel Leonardo Couri assume o 27º GBM. Essa troca de comando é relevante para o nosso Programa de Mestrado pois foi a primeira vez que um ex-aluno do Programa passa o comando para um outro ex-aluno. Parabéns a ambos pela excelente carreira em tão conceituada Instituição.


20.06.2016 – Olimpiadas Rio 2016

Carla Azevedo, de 35 anos, é a primeira mulher a comandar uma unidade operacional do Corpo de Bombeiros. Ela ingressou na corporação em 2001, na primeira turma de mulheres. Desde 2013, está à frente do Destacamento de Ramos, responsável por atender cinco bairros da Zona Norte da região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.  A Carla é aluna do Mestrado em Defesa e Segurança Civil e foi selecionada para carregar a Tocha Olímpica.


03.12.2015 – 1º Encontro de Coordenadores de Proteção e Defesa Civil da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) de Minas Gerais, organizou no dia 06/07/15 o encontro acima, com foco na divulgação de boas práticas realizadas pelos municípios e apresentação de propostas para serem implementadas. A Coordenadora de Proteção e Defesa Civil de Brumadinho, Flávia Aragão Santos, mestranda do Programa, apresentou palestra sobre a campanha “Construindo Cidades Resilientes – Minha Cidade está se preparando” da Organização das Nações Unidas e suas vantagens.


30.11.2015 – Amapá tem primeiro bombeiro Mestre em Defesa e Segurança Civil no Norte e Nordeste do país

Segundo o site oficial do Governo do Estado do Amapá, o Coronel José Roberto da Costa Oliveira, servidor integrante do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBMAP) há 23 anos, alcançou este ano a titulação de Mestre em Defesa e Segurança Civil, pela Universidade Federal Fluminense – RJ. O coronel é o único oficial BM mestre nesta área nas regiões Norte e Nordeste do país.


27.11.2015 1ª Reunião CAPES Pró-Alertas.

A Capes/MEC e o  Cemaden/MCTI realizaram no dia 27 de novembro último, a 1ª Reunião CAPES Pró-Alertas na sede do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais em São José dos Campos, SP. Presentes o Prof. Carlos Nobre, presidente da Capes, o Prof. Arlindo Phillipi Jr, Diretor de Avaliação, a Profa. Maria do Carmo Sobral, Coordenadora da Área de Ciências Ambientais, Dr. Osvaldo Moraes, Diretor do Cemaden, entre outras autoridades e representantes das quatro universidades que possuem mestrado em desastres naturais: UFF, UFPA, UFPE e UFSC. O Prof. Airton Bodstein, apresentou uma palestra sobre o Mestrado em Defesa e Segurança Civil da UFF, pioneiro no país.


13.08.2015 – IV Seminário Capixaba de Gestão de Riscos e Desastres

O evento contou com a presença do Vice-governador, César Colnago, do Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, do Secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, do Secretário-chefe da Casa Militar, Cel José Nivaldo Campos, do Comte-geral do CBM do Espírito Santo, Cel Carlos Marcelo D’Isep Costa, do Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Cel BM Fabiano M.  Bonno, do Secretário da Casa Militar do Estado de São Paulo, Cel José Roberto R. Oliveira, do Diretor de Minimização de Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil,  Armin Braun. O Prof. Airton Bodstein, do Mestrado em Defesa e  Segurança Civil da UFF fez a palestra de abertura a convite dos organizadores do evento.


14.07.2015 – Visita ao CICC – Centro Integrado de Comando e Controle do Estado do Rio de Janeiro.

O atual Diretor do Centro de Operações GSE/SAMU do Centro é o Ten. Cel. do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Simas Júnior. Mestre em Defesa e Segurança Civil pelo Programa em 2011 e atualmente membro do corpo docente do Curso.


02.02.2015 – A convite do Dr. João Felipe Villa do Miu, Procurador da República e Coordenador do Grupo de Trabalho de Desastres Naturais e Moradia do MPF/RJ, o Prof. Airton Bodstein participou em 02.02.2015 de uma reunião com os Procuradores da República membros do GT, onde fez uma exposição sobre temas afins de Defesa Civil e respondeu a dúvidas e questionamentos dos membros do Grupo de Trabalho sobre o tema. 


30.11.2014 – Visita técnica no Tahiti

A convite da Presidência da Universidade da Polinésia Francesa (UPF), o Prof. Airton Bodstein, vice-coordenador do Mestrado, realizou uma visita técnica ao Tahiti no período de 24 a 30 de novembro de 2014.

Na oportunidade apresentou uma conferência para membros do IHEDN – Institut des Hautes Etudes de Défense Nationale da Polinésia Francesa sobre o tema “Le système de Sécurité Civile au Brésil” e outra para alunos, professores e membros da sociedade civil com o título “Gestion du Risque et Protection civile au Brésil”. Foram também realizados encontros e visitas com membros da defesa civil local, estudantes e pesquisadores da universidade. Ao final da visita, a UPF propôs um acordo de cooperação científica com a UFF através do Mestrado em Defesa e Segurança Civil para estudos, pesquisas e intercâmbios de professores e alunos entre as duas universidades.                               


14.11.2014 – Encontro com o CAPES

O Professor Lívio Amaral, diretor de Avaliação dos programas de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), participou nesta sexta-feira (14/11) de um encontro com professores e alunos do Mestrado em Defesa e Segurança Civil da UFF. O tema do encontro foi o sistema nacional de avaliação da pós-graduação brasileira e a possibilidade de criação de um Mestrado Profissional em Rede na temática da Gestão de Riscos e Redução de Desastres.


Seminário internacional de desastres relacionados à água

Estão abertas as inscrições para o Seminário Internacional “Riscos de Desastres relacionados à água: aplicabilidade das bases conceituais das Ciências Humanas e Sociais em casos concretos”, que acontece nos próximos dias 18 e 19 de novembro na UFF Campos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email desastres@terra.com.br, com os seguintes dados: nome completo, número do documento de identidade (RG), telefone de contato e vinculação institucional/comunitária. São 100 vagas disponíveis e as inscrições continuam até enquanto houver vaga. Outras informações podem ser obtidas pelo email nesa@vm.uff.br.


De 4 a 7 de novembro de 2014 foi realizada em Brasília, a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil.

O Programa de Mestrado em Defesa e Segurança Civil da UFF esteve representado por diversos alunos e professores.      


O Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais – FOPROF realizou no dia 2 de outubro de 2014 na FGV Rio, o Fórum Pós-Graduação Stricto-Sensu: Cenários e Desafios.  O evento contou com a participação do Presidente da Capes Prof. Jorge Guimarães, do Diretor de Avaliação da Capes Prof. Lívio Amaral, do ex-Presidente da Capes Prof. Sandoval Carneiro ocupando atualmente uma Gerência de Tecnologia e Inovação da Vale, do Presidente da FGV Prof. Carlos Ivan Simonsen Leal, da Profª Tânia Fischer, Presidente do Foprof além de mais de 300 representantes de mestrados profissionais de todas as regiões do país. 

O Mestrado em Defesa e Segurança Civil da UFF foi representado pelo Prof. Airton Bodstein que também é vice-coordenador da Região Sudeste do Foprof.


Seleção 2014

Foram aprovados 25 candidatos sendo 20 classificados e 5 em estágio probatório

Prova de conteúdo em Defesa e Segurança Civil
Prova de língua estrangeira

I Seminário sobre Planos de Contingência e de Emergência

17/07/2014

Foi realizado nos dias 8-15-22 de agosto e 5 de setembro, o 1º Seminário sobre Planos de Contingência e Emergência, com palestras abertas ao público, proferidas por alunos do Mestrado em Defesa e Segurança Civil e convidados externos de grande experiência profissional na área. As palestras e discussões foram realizadas no anfiteatro do Instituto de Química, e teve grande participação de alunos e convidados.

Apresentações para download: FolderAberturaLeiturasPalestra PlacontPlanos ComunidadesPlanos Óleo GásPlanos Teoria PráticaPlanos de Contingência e de EmergênciaApostila Oficina Planos de Contingência Mapa de Ameaças Naturais RJ 2014Procedimentos de Resposta a Acidentes Tecnologicos Nucleares Experiência Região Serrana Plano de Enfrentamento ComunitárioA lua cresce no céu de Friburgo Apres.

Localização e Contato

Atendimento
Segunda a Sexta, das 9:00 às 17:00 horas
Endereço
Rua Tiradentes, 17 – Ingá – Faculdade de Direito II – Anexo 2º andar conjunto 26 – CEP 24210-510 – Niterói, RJ – Brasil (veja o mapa)
Telefone
+55 (21) 3674-7485
E-mail
Skip to content